Logo logo, cada episódio do novo podcast dará origem a um post aqui em nosso blog. Cada post contará com o episódio, com conteúdo extra, referências e inspirações vindas do episódio. Enriqueça o conhecimento do episódio com nosso boletim!
Hoje, essas tais cidades, maiores ou menores que Jataí, ocupam apenas 2% da superfície terrestre, mas consomem 75% da energia que produzimos. Pouco mais da metade da população humana vive nelas hoje e a cada ano esse numero aumenta. Esses pequenos espaços que concentram tantas pessoas e que gastam tanta energia, raramente são planejados.
E por mais que pudéssemos gastar outro DHC falando sobre como elas surgem e das intencionalidades -ou não- por trás do seu surgimento, precisamos falar sobre como vemos e como vivemos as cidades hoje. Esse exercício de reflexão pode no mínimo, nos ajudar a entender melhor como funcionam e como é o ecossistema das cidades e qual nosso papel diante disso.
Primeiramente, cidades possuem metabolismo, o que isso quer dizer? Apesar de metabolismo designar comumente o funcionamento das células e do corpo de seres vivos, essa palavra pode nos ajudar a entender como cidades são entidades vivas. Ou seja, ela precisa consumir coisas para funcionar e nesse processo expele muitas coisas também.
Isso quer dizer que a cidade consome enormes quantidades de recursos naturais - transformados ou não- vindos de diversos lugares do mundo, como energia, água, materiais e nutrientes. Depois, ela transforma e estoca isso tudo para o uso da população e libera diversos tipos de resíduos, também em quantidade gigantescas.
Essa é uma enorme simplificação de um sistema que recebe, consome e transforma e recursos e libera resíduos. Esse funcionamento é bastante linear, o que quer dizer que a maioria do que entra na cidade de alguma maneira sai dela bastante transformado. Pouco é reutilizado e reciclado na própria cidade.
Você pode agora estar pensando que tudo que entra e sai de um centro urbano depende da intenção direta de nós seres humanos. E muitas pessoas pensam assim por que se esquecem que as cidades, por mais que mudem a cobertura do solo para seres humanos viverem, ainda está inserida no planeta terra -e por mais que alguns adorem essa ideia- elas não possuem muros e uma redoma que nos isole de tudo que acontece ao redor. Ou seja, cidades fazem parte dos ecossistemas.
Quer mais conteúdo do EnsineCast? Conheça nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/ensinecast/
Twitter: https://twitter.com/ensinecast?s=09
Facebook: https://www.facebook.com/ensinepodcast
Referências
https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28516-o-que-e-um-ecossistema-e-um-bioma/ Assim ficará cada post por aqui, assine, aguarde e debata conosco!
Opmerkingen