top of page
Buscar
Foto do escritorEnsineCast

História e Filosofia da Ciência na formação de professores e cientistas

A História e a Filosofia da ciência podem nos ajudar a entender com mais clareza o que é esse conhecimento humano e como podemos evitar visões distorcidas da ciência para lutarmos com mais clareza contra o negacionismo? Confira no episódio da semana!

O que é a vida? O que é o número 2? O que é matéria? Essas podem parecer perguntas simples, mas elas, estão em suas raízes, carregadas de componentes filosóficos e histórico complexo, são perguntas não tão simples assim sob essas perspectivas. “Não é simples assim”, assim poderíamos resumir o resultado da nossa conversa hoje, pois esse é um daqueles episódios tão cheios de conteúdo que te deixará curioso ou curiosa para pesquisar mais sobre diversos assuntos, termos e nomes de estudiosos que passaram pela nossa conversa: epistemologia, filosofia da ciência, história e historiografia da ciência, flogisto, Karl Popper e por aí vai. Esse é um daqueles episódios para você construir conhecimento, então, respira fundo, se ficar curioso com alguns desses termos, dê uma pausa, dê um Google e depois volta. Mas eu já garanto, essa conversa é para nos deixar em conflito com aquilo que acreditamos, para que a partir dai possamos refletir.

Porém, mesmo com tanta coisa que pode te deixar em dúvida, tem uma linha central muito bacana na nossa conversa de hoje: como temos que tomar cuidado com as simplificações sobre a ciência e a sua inserção social. Esse cuidado precisa estar presente na formação de professores e cientistas, no ensino e ciências, da produção cientifica e na divulgação científica. Porém, ao contrário do que você pode esperar lendo o título, não estamos aqui para oferecer soluções fáceis para problemas complexos, estamos aqui para oferecer as explicações complexas que alguns assuntos complexos merecem, para que a partir daí possamos refletir e tomar decisões mais conscientes sobre os rumos da ciência e até da humanidade.

Porem, mesmo o papo sendo complexo, o tom relaxado e espontâneo da conversa vai deixar tudo um pouco mais leve, então sem mais delongas, confira o episódio no link do início do post ou escolha seu reprodutor de podcast no link: bit.ly/ensinepodcast.




Todas as pessoas deveriam ter acesso a uma alfabetização científica de qualidade desde o ensino básico. Pode parecer contraditório, mas ainda hoje temos muitos cientistas e professores de ciências que não compreendem muito bem a diversidade da construção da ciência ao longo do tempo. Assim, acabamos por nos deparar com o que alguns chamam “idiotas especializados”, pessoas que sabem muito, mas de pouca coisa e acabam não tendo uma visão do todo, o que os leva a visões contraditórias e distorcidas do que é a ciência e de como ela funciona. Por isso, nesse episódio tentamos responder perguntas como:

  • O que é filosofia e história da ciência? Como elas se unem como para explicar a tal ciência? As duas juntas podem formar uma concepção adequada de natureza da ciência?

  • Qual a vantagem de uma formação mais ampla, ou plena, de história e filosofia da ciência na formação de professores de ciências, Agustina? Quais problemas decorrem de uma formação deficitária em abordagens assim?

  • José Alexandre, e na formação de cientistas, quais as vantagens de uma formação assim? Quais problemas decorrem de uma formação deficitária em abordagens assim?

  • Mas será mesmo que hoje podemos afirmar que na formação de cientistas e professores existe uma deficiência dessa abordagem de HF da ciência?

Quer ler mais sobre esse assunto? Confira as referências:

  1. MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação_In: Silva, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

  2. EL-NANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior_In: Silva, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.

  3. PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 141-156, 2007. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ciedu/a/t9dsTwTyrrbz5qC3y5gCVGb/?format=pdf&lang=pt.

  4. Bejarano, Nelson Rui Ribas, Aduriz-Bravo, Agustín e Bonfim, Carolina SantosNatureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 4 , p. 967-982. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008

  5. MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

  6. ...And We'll Do it Again : https://youtu.be/XFqn3uy238E

  7. https://www.youtube.com/watch?v=C1ZEfdHRjFU&t=3057s&ab_channel=MeteoroBrasil(~23:40 - 30:44 min)

  8. OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 184-196, 1996.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page