Por que as mulheres também fazem ciência? Elas precisam do seu espaço que a história e o machismo lhes privaram.
Ouça este episódio nos agregadores de podcast e nos siga por lá!
Segundo a Unesco, no mundo, apenas 28% dos pesquisadores são mulheres. De todos os 904 prêmios nobel, apenas 51 foram para elas, esse ano, nenhuma mulher recebeu o prêmio. Só 14% da Academia Brasileira de Ciências é hoje integrada por mulheres, a maioria das bolsas de pesquisas ainda vão para os homens.
Alguns estudos já demonstraram como a maternidade afeta o crescimento da carreira das mulheres na ciência, não por culpa da maternidade, mas por culpa de uma sociedade em que a lógica de produção a todo custo extirpa até o direito a conceber uma vida, taxando a maternidade como “perda de lucro”. Se você achou tais estatísticas normais, sugerimos que você procure aconselhamento sobre história e machismo, pois apenas recentemente, em 1964 elas tiveram direito a voto no Brasil! ao voto! um dos símbolos mais básicos de participação social.
Hoje, o que vemos no prêmio nobel, ou no número de bolsas de pesquisa concedidas no Brasil, é um resultado de séculos em que os homens, proibiram as mulheres de frequentar ambientes acadêmicos, ou de ter qualquer participação social, não mudamos isso do dia para noite, pois séculos de cultura machista estão enraizados nos hábitos de muitas pessoas. Nesse episódio vamos entender um pouco como é ser mulher na ciência Brasileira.
Comments