top of page
Buscar
Foto do escritorEnsineCast

Qual a educação da nossa tribo? (DHC #006)

Atualizado: 18 de fev. de 2020

"Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa."


“Há muitos anos nos Estados Unidos, dois se seus estados, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamin Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa:”

“"...Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.

...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."


Texto extraído do livro: O que é educação


O que vem a sua cabeça quando eu lhe pergunto o que é educação? Talvez uma escola, um professor ou uma sala de aula. Mas será mesmo apenas isso?

O texto acima não podia definir melhor educação, ela está na base da construção humana, ela acontece em todas as sociedades, de diferentes maneiras, com diferentes objetivos. Ela acontece no seu dia-a-dia de modo espontâneo e também de modo pensado, sistematizado e organizado. Para educação que acontece naturalmente, sem um planejamento, damos o nome de educação informal. Ela é o processo pelo qual as pessoas aprendem os costumes, hábitos e saberes da sua família e sociedade. Mas a que acontece institucionalizada, damos o nome Educação Formal, existem outras classificações, mas esta é a mais utilizada.

A educação formal acontece nas creches e escolas, universidades, e cursos técnicos. De modo geral ela tem objetivos e espaços bem definidos para acontecer. Mas você sabe quais os objetivos da educação formal no Brasil? Como ela é planejada? Hoje o grande objetivo da educação formal no Brasil é formar cidadãos, você sabe o que é ser cidadão? Todo dia algum político fala nisso. Ser cidadão é ser membro ativo de uma sociedade, conhecer seu funcionamento, sua política, saber participar, comprir seus deveres e e exigir seus direitos coletivos e individuais. Ser cidadão é saber resolver problemas cotidianos e contribuir para que toda a organização de toda a sociedade. Se formos pensar assim, muitos de nós brasileiros não somos cidadãos, talvez eu, talvez você, pois não aprendemos sobre filosofia, política e história, que é a base da organização da nossa sociedade.

Talvez tenham pensado agora, mas a educação formal básica não faz isso muito bem, não aprendi política na escola.. Pois deveria, mas talvez não seja muito útil para quem ordena a gestão das escolas brasileiras que as pessoas tenham consciência política e cidadania de verdade.

No Brasil, temos uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI. Essa combinação não pode dar certo. E isso não poderia dar certo, uma escola no modelo do século XIX, com suas cadeiras enfileiradas, o professor na frente em um nível superior, quadro negro. Os professores tem uma formação do século XX, que sequer havia internet. E os alunos, nascem numa sociedade em mudança rápida.

A educação, assim como a ciência, pode ser usada tanto para libertar, quanto para aprisionar. Se os gestores e patrocinadores das escolas escolhem não formar cidadãos, temos na sociedade apenas membros “impensantes” de um sistema no qual somos apenas uma engrenagem que gira infinitamente na rotina, sem pensar, até sua morte, no final servimos a um objetivo na sociedade, trabalhar. A educação formal, juntamente com a informal deveria servir para que todos tivessem o gosto pelo conhecimento acumulado ao longo de milhares de anos pela história da nossa espécie, para que pudéssemos pensar sozinhos, sem alguém para pensar exclusivamente por nós.

Enquanto a educação não nos ensinar cidadania e criticidade, estaremos presos num ciclo de ignorância, em que pessoas mal instruídas pelas escolas, escolherão políticos e gestores ruins, esses por sua vez farão escolhas ruins para a educação formal, que formará pessoas mal instruídas, que farão escolhas ruins (quando as fizerem), pessoas que farão escolhas ruins e não saberão como participar e por aí vai o ciclo que patina no Brasil.

Mas a qualidade da educação brasileira melhorou muito, acreditem, estamos no caminho, há apenas 20 anos começamos a vencer a batalha contra o analfabetismo, enquanto continuarmos investindo e cobrando da educação formal pública iremos melhorar. Comparados a década de 80, tivemos apenas crescimentos. Já não é hora de apenas apontar os erros e reclamar, está na hora de agir, apoiar e valorizar os professores e sua formação, temos pessoas por aí dizendo que as vacinas causam doenças, pessoas acreditando que a terra é plana e que as escolas e universidade servem para alienar.

Existem muitas pessoas que estão lutando por uma educação formal pública e gratuita, muitos professores, alunos e seus pais. Qual educação você quer para o Brasil, a mesma de dois séculos atrás, ou uma que cumpra os desejos de uma sociedade pensante e justa? Ou que traga o mundo como ele é aos olhos da nossa sociedade?

Quer fazer parte disso? acompanhe a escola do seus filhos, converse e se organize com outras pessoas, seja professor apoie os professores, cobre dos governantes. O EnsineCast está tentando fazer sua parte. A educação pode ser usada para libertar, mas também, para aprisionar.


Referências do episódio:


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page